quarta-feira, 10 de abril de 2013

Falar de Arquitetura





Conceituar uma profissão é algo comum. Mas, quando se trata de Arquitetura, se torna um pouco mais complicado, pois tudo que a cerca é cheio de variáveis. Para alguns, Arquitetura é a arte de construir, para outros não passa de um rabisco, já os mais sábios defendem que a Arquitetura é a sua própria finalidade. Eu acredito que ela é tudo isso e muito mais. Arquitetura é construção, mas não é uma mera construção, pois se fosse não existira a etimologia do nome, daí a ligação com a arte. Arquitetura é um rabisco, afinal, nasce dele. Arquitetura é a sua própria finalidade, pois quando o rabisco surge e torna-se construção é preciso antes de tudo a antecipação dos problemas a serem resolvidos.
Falar de arquitetura para arquitetos é totalmente diferente de falar para os leigos, não que a Medicina, a Engenharia ou outra profissão, não sejam. Mas tem coisa que só Arquiteto inventa, como por exemplo; a tal de letra do Arquiteto.
Outra variável que se discute muito é sobre o exercício da profissão pelos não diplomados, quando estudamos os Grandes Mestres percebemos que alguns nem sequer o diploma tinham, mas mesmo assim deixaram seu nome cravado na história através de belíssimos projetos que servem de inspirações até hoje.
Eis a questão, realmente se aprende Arquitetura nas faculdades e nas universidades?
Não, pois o que se aprende são as técnicas, a forma como fazer, a postura de ser profissional e não o que todos pensam. Ou você nasce Arquiteto ou morre não sendo.
E ainda temos a história da humanidade que está repleta de arquitetura. E é através da mesma que se pode estudar várias civilizações, que se pode vivenciar a nossa história. Diferentemente de livros, quadros e esculturas, quando o limite é o tocar, a Arquitetura vai além, ela nos contorna.
Esse é outro fator pelo qual a Arquitetura é uma profissão que está em outro patamar.
Citei apenas algumas das variáveis que existem, pois quando o assunto é falar de arquitetura, uma boa conversa entre amigos seria mais interessante do que uma folha de papel.

                                                                                                                                    Raquel Sayonara.