quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cartilha de Educação Patrimonial!

Vivemos em sociedade, somos pessoas que produzimos cultura, que recordamos memórias, afinal... somos seres humanos. Mas afinal o que significa cada coisa dessa?
Hoje, compartilho com vocês uma Cartilha sobre Educação Patrimonial, produzida pela prefeitura  de Fortaleza ainda na gestão da ex prefeita Luiziane Lins.
Espero que gostem do conteúdo!

imagem extraída do blog: CAL

Mas afinal, o que é cultura?

Cultura é o conjunto de padrões de conhecimentos, comportamentos e crenças que distinguem um grupo social. A cultura sempre se modifica e está em constante evolução de acordo com as condições de vida do local onde moram e trabalham os homens e de seus valores materiais e espirituais.

O que é memória?

A Memória de um povo é formada pelas lembranças, heranças e/ou elementos que constituem a cultura de uma determinada comunidade, ligada por um mesmo passado, e é ela que nos permite compreender quem somos, quem eram nossos antepassados, como surgiram e se desenvolveram as cidades.

A Cultura e a memória são determinantes para a formação da Identidade de cada comunidade e/ou cidade.


O que é patrimônio cultural?

É o conjunto de bens e costumes existentes em um país, cuja preservação é de interesse público devido à sua ligação  aos fatos históricos e de valor cultural para determinada sociedade.

Como se classificam os bens culturais?

Os bens culturais podem ser materiais ou imateriais. Os Bens Culturais Materiais são aqueles que podem ser tocados. Consideramos Bens Materiais os bens Imoveis (igreja, casas, ruas, prédios), bens móveis (fotografia, vestimentas, livros, documentos, objetos, imagens) e os bens integrados (paineis, pinturas de paredes, vitrais). Os Bens Culturais Imateriais: são aqueles que não podem ser tocados.São definidos pelo conjunto de saberes, conhecimentos, costumes, técnicas do fazer, celebrações e outros.

O que é considerado patrimônio cultural em nosso país?

De acordo com a nossa constituição, o patrimônio cultural brasileiro é constituído por bens denatureza material e imaterial, considerados referência à identidade, à ação e à memória de diferentes grupos da sociedade brasileira.

O que é um bem cultural?

É tudo aquilo que testemunha ou registra as realizações que se referem à vida das pessoas de uma comunidade ao longo de sua história. O maior valor de um bem cultural está na sua capacidade de guardar e preservar importantes lembranças da história. Estas lembranças nos permitem perceber e estabelecer a identidade entre pessoas e os lugares onde vivem.

Que bens culturais são considerados patrimônio?

Podemos considerar patrimônio: as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras obras, objetos, documentos, edificações e os espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e lugares de valor histórico, paisagístico  artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

O que é poligonal ou entorno de um bem tombado?

É a vizinhança imediata, definida pelos órgãos públicos responsáveis pela proteção dos bens histórico-culturais que  fica submetida a observância e proteção, bem como o imóvel tombado.
Todas as ações de construção e obras dentro dessa área devem passar pela avaliação do órgão público diretamente encarregado pelo patrimônio histórico das cidades, estado ou nação e submetidos a aprovação para evitar que o bem tombado sofra algum dano ou que sua visibilidade e ambiência sejam comprometidos.

O que é tombamento?

É a ação de proteger, através de legislação específica, um imóvel ou paisagem que tenha valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental ou afetivo para um determinado grupo.
O tombamento se inicia com a solicitação de proteção a um bem feita por um cidadão [pessoa física], entidade/órgão/empresa de caráter público ou privado [pessoa jurídica], incluindo a própria Prefeitura Municipal de Fortaleza. O pedido gera a abertura a abertura de processo que irá unir um conjunto de ações para resguardar o bem de ações prejudiciais a sua existência.

Existe uma legislação municipal para proteção de bens históricos?

A Prefeitura de Fortaleza elaborou uma legislação própria para proteção de seus bens históricos.
Trata-se da Lei Nº 9.347/2008, que regulamenta as ações de proteção. Foi esta mesma lei que criou o
COMPHIC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural).


Bem, então é isso pessoal. Espero que utilizem para alguma coisa!
Abraços!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Frases da Say!

Obs: Todas as frases aqui postadas são de autoria da blogueira, por gentileza, se gostar da ideia, identifique a autora.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Iluminação adequada para se maquiar!

Quando projetamos um ambiente é essencial pensarmos também na iluminação, mas qual o tipo de iluminação adequada para um espaço que será destinado a atividade de se maquiar?
Pensando nisso, resolvi tirar a dúvida dos meus leitores, e mostro para vocês, quais as lâmpadas e luminárias adequadas para esse tipo de situação.

O ideal é unir três tipos de iluminação: A natural, a geral e a pontual.

Se o layout tiver janelas, aconselho dispor a mesa/bancada de maquiagem próxima a elas, pois desta forma ocorre a interferência da iluminação natural (sol), o que proporciona mais realismo na hora da maquiagem.

Já a luz geral é aquela que "tenta" iluminar por completo o ambiente, é a luz difusa, que pode ser uma incandescente,fluorescente, halógena.O importante desta iluminação é que ela seja amarelada ( pois se aproxima mais da cor do sol) e que não gere sombra.

E por último, a iluminação pontual ( essa que vamos dar enfoque nesta matéria), pois é a mais "difícil" de fazer.
A princípio é necessário que esta iluminação esteja de frente para a face, causando o mínimo de sombra possível.



Fonte da imagem site: Decor pad.


Fonte da imagem site: flickr.


Então vamos lá!

PENDENTE!


Fonte da imagem site: BID.

A localização é sempre nas laterais do espelho.
Muito cuidado na escolha do pendente, pois, beleza não significa eficiência e neste caso os pendentes de acabamento em vidro leitoso ou jateado são as melhores opções, pois permitem a passagem de uma luz difusa.
Já a lâmpada tem que ser amarela, independente se for incandescente, fluorescente ou de LED.
Lembrando que as de LED tem uma maior eficiência, mesmo que o custo seja um pouco mais alto.


ARANDELAS!


Fonte da imagem site: The french dressing room.


As arandelas são luminárias postas na parede, seguindo a regra do pendente, na lateral do espelho e com  acabamento em vidro leitoso ou jateado com lâmpadas de cor amarela.
A cúpula pode ser em tecido!

ABAJUR!

Caso durante a reforma não dê para puxar a fiação pela parede e tampouco no forro para colocar as arandelas, uma solução é utilizar os abajures ou luminárias de mesa.
Neste caso, também utiliza-se uma peça em cada lado da mesa com o objetivo de manter uma iluminação mais homogênea.

Lembrando que esta é uma solução de extrema!

Fonte da imagem site: Glamorous interiors.


E por fim, o mais recomendável de todos!

CAMARIM!

É uma iluminação feita com ajuda de réguas de madeira e soquetes para encaixar as lâmpadas, estas podem ser incandescentes,fluorescente... mas o que eu aconselho é que sejam de LED, pois a emissão de calor será menor, evitando assim, estragar a sua maquiagem.
O mais bacana deste tipo de iluminação é que é a única que ilumina acima e nas laterais!

Fonte da imagem site:  Wake up and dreams.


Fonte da imagem site:  Od Makeup.




Beijo e continuem acessando!