terça-feira, 18 de junho de 2013

Casa de chá - Arquiteto Álvaro Siza.






A Casa de Chá é uma bela construção criada em Portugal pelo Arquiteto Álvaro Siza.


Analisando o projeto e baseado nas informações extraídas dos sites archdaily e anjoferi, observei que o Arquiteto primeiramente analisou os aspectos naturais da área, o clima, a maré, a vegetação, as formações rochosas e a relação com a cidade e com a avenida que fica aproximadamente à 300m para que a partir dessa coleta de dados pudesse criar um projeto que é tão integrado com a paisagem que parece ter nascido da própria.


O Acesso.



Ele usou dois métodos construtivos, as plataformas e uma escadaria, desta maneira ele atende a diversos tipos de público, aqueles que vão de automóvel, bicicleta, motocicleta e os que preferem ir a pé.
A localização da entrada é beneficiada pela superposição das pedras brancas que ora mostra, ora esconde a paisagem dos visitantes.

 
A Planta.

planta baixa
cortes

A entrada está no nível mais alto, em seguida o átrio com pé direito duplo conecta o salão oeste do restaurante que está acima das rochas. Já o setor de serviço (cozinha, depósito e área de funcionários) está semienterrado nos fundos do edifício tendo apenas uma janela e uma chaminé.
As paredes externas são de acordo com a topografia do local, já os salões possuem uma vista privilegiada, sendo o de chá com amplas janelas e o de jantar totalmente envidraçado, levando um platô externo.
Como o próprio site archdaily descreve:
“Em ambos salões, as esquadrias são abertas deslizando-se para baixo do piso, deixando os generosos beirais em continuidade com o teto. Isso cria um incrível efeito no verão, quando é possível caminhar desde o salão de jantar diretamente ao mar, fazendo com que o edifício pareça desaparecer.”
Acredito que essa solução de planta está muito bem resolvida, pois os salões estão situados em um local com uma vista privilegiada e sendo o setor de serviço fincado nos fundos ele aproveita a declividade do local. As paredes externas seguindo o contorno natural do terreno é outra solução que integra mais ainda o projeto à paisagem e a opção de colocar janelas e vidros favorece mais uma vez a vista para os visitantes.

Os materiais.


Paredes de alvenaria pintadas de branco, pilares de concreto aparente na fachada oeste, madeira revestindo paredes, tetos, molduras e mobiliário, beirais em madeira rematada com lâmina de cobre.
Todos são materiais simples e funcionais, a mistura é foi bem feita tornando assim o projeto mundialmente reconhecido justamente por essas soluções.

O Telhado.

Laje de concreto coberta com telhas romanas vermelhas, com forro suspenso de madeira.
Ambos os materiais são apropriados para o local, pois sofrem pouco com a ação da maresia.
Por fim, pude perceber que mesmo sendo um de seus primeiros projetos, ele usou de recursos básicos da arquitetura e se apropriou da topografia com bastante sapiência, sendo isso um dos toques que incrementaram a beleza do seu projeto.

Espero que esta minha análise seja útil para a pesquisa de vocês!

ps: Todas as imagens foram retiradas do site http://www.archdaily.com.br/ 

Beijo da Say!