sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Cidades Planejadas!

Decidi falar sobre cidades planejadas após uma aula sobre metodologia do planejamento urbano e descobri que além de Brasília e Curitiba o nosso Brasil varonil tem muito mais do que julga a nossa vã filosofia.




Cidades são áreas que concentram muitas  atividades (política, residencial, comercial, religiosa) e que se opõem ao campo (área rural). Por esse fator tem a característica de ser muito povoada e possuir um modo de vida totalmente diferente do campo. São muito antigas e hoje existem vários conceitos de cidades, como por exemplo: cidade- jardim, cidade ideal, cidade digital e outras.
A diferença entre cidade planejada e cidade não planejada consiste em, como o próprio nome sugere, que a cidade planejada é aquela que possui um planejamento previamente feito por profissionais da área. Existem diversas ferramentas que auxiliam no planejamento urbano e uma delas é o plano diretor, ele é um conjunto de normas (regras) acerca do que se pode construir numa cidade e como fazer.
Já a cidade não planejada é aquela que surge e cresce espontaneamente, sem o auxílio de ferramentas técnicas e estudos urbanos, por consequência se torna um caos.
No Brasil as cidades que são consideradas planejadas, são na verdade cidades que datam do século XVI à XX e que passaram por um processo de planejamento na sua infraestrutura e que mesmo assim (em alguns casos) verificou-se que não acompanhou o que previa no projeto. São elas:
Salvador.
(fonte: brasil-turismo.com)
Fundada em 1549, projetada pelo Arquiteto Luis Días, criada para ser a primeira capital do Brasil. Tiveram a preocupação em aliar o poder político e militar.

Teresina.

(fonte: cidadeverde)
Fundada em 1852, projetada por José Saraiva e João Isidoro. Tiveram a preocupação em fragmentar a área política da economia.

Aracaju.

(fonte: cidadesergipe.com.br)
Fundada em 1855, projetada pelo Engenheiro Sebastião Pirro. Surgiu devido à transferência da então capital São Cristóvão para a futura Aracaju, seu formato é ortogonal e apesar da dificuldade do solo, a cidade prosperou.

Belo Horizonte.

Fundada em 1897, projetada por Aarão Reis. Projetada com a influência francesa (criação de boulevards, divisão de zonas), tomou o lugar de Ouro Preto como a capital do estado.

Goiânia.

(fonte: turismo.culturamix.com)
Inaugurada em 1935, projetada pelo Arquiteto Atílio Corrêa Lima. É tida como a capital verde do Brasil, seu planejamento recebeu influências do urbanista Ebenezer Howard.

Brasília.

(fonte: blog.linklar.com.br)

O Plano piloto foi elaborado pelo Arquiteto Lúcio Costa, ou seja, o desenho da cidade, já os prédios principais foram feitos pelo Arquiteto Oscar Niemeyer.
A cidade de Brasília é a maior área de patrimônio histórico do mundo.

Palmas.

(fonte: crato)
A cidade foi planejada apenas há 23 anos  pelos Arquitetos Luis Teixeira e Alfredo Antunes, inspirada em Brasília destaca-se pela saudade, educação e segurança.


Curitiba.



O arquiteto Jaime Lerner foi um dos responsáveis pelo planejamento e sucesso da cidade com relação ao transporte público.

Além dessas cidades citadas acima ainda temos no Brasil as cidades de Londrina e Maringá e no mundo: Washington, Filadélfia e Boston, Buenos Aires, Canberra na Austrália, Alexandria no Egito, e Nova Délhi na Índia. 
Evolução da cidade de NY


Fontes de pesquisa:


Beijo da Say e continuem acessando!