quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Archigran. Loucos ou revolucionários?

 Para quem ainda não conhece o grupo de Arquitetos Archigran, ou ama ou odeia.
 Eu particularmente amei.






As ilustrações acima são produtos de anos de trabalho e pesquisa feita pelos arquitetos Peter Cook, Ron Herron, Warren Chalk,Dennis Crompton, David Greene, Mike Webb, que compartilhavam suas ideias através de uma revista denominada  Archigran ( architecture + telegran = ágil como um telegrama.).
O contexto se dá por volta do pós 2º guerra, onde sentia a necessidade de transformação na arquitetura e no urbanismo, além do "medo" de uma possível 3º guerra.

Sentiam  a obsolescência do espaço urbano e a relativa inconseqüência das propostas disponíveis até então; viam com desconfiança as propostas de Estado de Bem-estar, vigente nas políticas públicas da Inglaterra de então. 
                                                                                                                                    Coisas de Arquitetura.

Por isso todos os projetos tem um caráter fora dos padrões estabelecidos e são bastante inovadores e por vezes utópicos.
Como fonte de inspiração, eles utilizaram a PopArt, por isso a presença da técnica da bricolagem na revista e a arquitetura do espetáculo nos seus projetos e como usuários, a sociedade de consumo.
A revista durou até 1970, mas as ideias do grupo persistem ainda hoje no imaginário dos Arquitetos que se identificam com o estilo.


Esses abaixo são os Loucos, ou melhor os Arquitetos. (brinks!)


Da esquerda para a direita: Cook, Greene,Webb,Herron,Chalk,Crompton



Beijo da Say e continuem acessando!