sábado, 23 de maio de 2015

Arquitetura - A origem do COBOGÓ!

Resolvi escrever este post para esclarecer de vez a dúvida de muitos estudantes e até mesmo equívocos de alguns profissionais com relação à origem e nominação de uma das peças construtivas mais utilizadas por nós brasileiros, O COBOGÓ.


Imagem: internet


Isso mesmo, o nome correto é Cobogó e não Combogó. 
Sabe por quê?
Porque os criados do Cobogó se chamam Amadeu Oliveira COimbra ( engenheiro português), Ernesto August BOeckman (engenheiro alemão) e Antônio de GOis ( engenheiro brasileiro), os criadores da técnica que permite a entrada de luz solar e ventilação na edificação.
E sabe onde foi criado? Aqui mesmo no Brasil, precisamente em Recife (PE) nos anos 20.

Imagem: internet


Mas a utilização dos elementos vazados não começou aqui no Brasil não, os portugueses difundiram muito o seu uso, mas foram os árabes que iniciaram a técnica de vazar elementos construtivos visando a entrada de luz solar e ao mesmo tempo uma certa privacidade, mas os árabes utilizavam os muxarabis, que são elementos vazados em madeira, consequentemente eles são mais frágeis que os cobogós.

Parque Eduardo Guinle, por Lúcio Costa, Rio de Janeiro, 1954.
Imagem: internet

O primeiro uso do cobogó foi em um edifício público ( antiga Caixa D'água) no Alto da Sé em Olinda (PE), construído em 1934 projetado pelo arquiteto Luis Nunes.

Imagem: internet

Imagem: internet


Beijo da Say e continuem  acessando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário