sábado, 9 de maio de 2015

Dica - Como escolher o Ar Condicionado.

Hoje irei falar sobre como escolher o ar condicionado ideal para o seu ambiente.
Aparentemente parecer ser uma escolha simples, mas se feita erroneamente pode acarretar em uma conta de energia altíssima.
Pois bem, o primeiro passo é escolher o tipo de ar condicionado levando em conta o espaço disponível tanto internamento e externamente, externamente? Sim, pois devemos nos atentar para a possibilidade de  alteração de fachada, além do tipo de instalação e o número de cômodos para climatizar.
1- Split Hi Wall

                                        Ideal para residências e áreas comerciais de até 50m²

2 - Janela
I
Ideal para áreas comerciais e residenciais de até 35m² para locais que já possuem o suporte para janelas. 


3 - Portátil
   
Ideal para locais alugados ou provisórios de até 20m², ou edifícios tombados ou com fachada protegida.


4 - Split Piso - Teto


Áreas comerciais acima de 40m²


5 - Split Cassete

Ideal para áreas comerciais acima de 40m² com teto rebaixado.


6 - Multi-split
Ideal para áreas comerciais e residenciais com dois ou mais ambientes para climatizar.


Depois será necessário calcular a potência necessária, o que é bem simples, basta saber a área total de cada ambiente e relacionar com a tabela abaixo, se sua metragem estiver entre uma ou outra sempre considere a de maior BTU.
Uma regra bem simples é saber que para aquecer ou resfriar um ambiente são necessários entre 600 e 800 BTU por m², mas alguns fatores podem influenciar esse cálculo como por exemplo: exposição ao sol, número de janelas e portas, pé direito, qualidade do isolamento térmico, número de pessoas no ambiente e número de aparelhos elétricos em funcionamento.

(Desculpem a imagem torta, rsrs) 



Mas o que é BTU?
É uma unidade britânica usada para medir a capacidade de refrigeração de um aparelho.
BTU= Britsh Thermal Unit)


Ah e lembre-se de sempre comparar o nível de ruído, pois cada modelo tem uma intensidade sonora diferente que varia entre 30 e 60 decibéis, e você pode fazer essa comparação entre as fichas técnicas e assim escolher o modelo mais adequado para a sua necessidade!


Beijo da Say!

domingo, 3 de maio de 2015

Arte - Exposição Sapateiro Alves.

Durante 13 de março à 30 de abril, aconteceu em Fortaleza, no Estoril ( Rua dos Tabajaras,397, Praia de Iracema) a exposição Sapateiro Alves, amigo do pobre, conhecido do rico.

Quem é ele?
Foto: Blogger


Honorato Alves Pereira, foi cortador de cana, escravo de vacaria, engraxate, vendedor de bujão de gás, consertador de fogão, apontador, ajudante de topógrafo e enfim sapateiro.

Amigo do pobre e conhecido do rico, como ele mesmo diz. Aprendeu a ler na escola da vida, de espírito polifônico, possui uma filosofia popular própria, atraindo o público jovem que encontram na sua singularidade criativa uma arte cult e neopop.

Vejam agora como foi a exposição:









O sapateiro Alves é o retrato do Brasil e por isso nós do blog decidimos fazer este post dedicado à sua exposição, para quem não pode ir ou mesmo quem não perambule pelo terminal do Papicu, possa conhecer um pouco das belezas que o nosso Ceará possui.

* Fotos autorais, se copiar e colar, indica a fonte tá. Say agradece :)

Beijo da Say e até a próxima!