sábado, 18 de julho de 2015

Mostra Casa Cariri !

Gente, vai acontecer uma mostra de decoração super bacana que é a Casa Cariri e neste ano tem palestra com o meu Designer-Inspiração MARCELO ROSENBAUM!





O diferencial desta mostra é o seu conceito, segundo os organizadores a mostra trata:

"Mais que um simples evento de exposição e contemplação, a Casa Cariri Mostra promove a união e a mescla entre aquilo que é moderno e de vanguarda e elementos tradicionais e regionais que resgatam e valorizam as raízes e a identidade de uma região. Com olhares voltados para inovação e sustentabilidade, A Casa Cariri Mostra promove reflexões, ideias, informações e encontros entre marcas, produtos, serviços e consumidores interessados em interagir com ambientes e expositores."

São 15 profissionais que marcarão presença na mostra, mas voltando ao Marcelo... Ele vai ministrar uma palestra no dia 07.08.15 sobre o tema: Design Essencial, onde as relações pessoais transcendem o objeto e recriam formas a partir das mais modernas técnicas que o design tem a oferecer.




Informações Básicas!

A mostra começa dia 26 de julho e vai até 16 de agosto de 2015

Endereço: Bairro Lagoa Seca, R. Dr. Mauro Sampaio, 300 - Juazeiro do Norte - Ceará, Brasil

Telefone: +55 (88) 3085.1323

E-mail: infor@casacaririmostra.com.br

terça-feira, 14 de julho de 2015

O uso da cor no ambiente !

Oi gente, hoje o assunto é um dos meus preferidos, o uso das cores nos ambientes!



Os aspectos físico, cognitivo e psicológico influenciam todas as atividades humanas, principalmente o labor, quando nós conseguimos adequar esses três aspectos podemos projetar ambientes seguros, confortáveis e eficientes.
E é sobre isso que irei falar hoje para vocês.


Primeiramente vamos entender o papel das cores na nossa vida, seja no ambiente que frequentamos, no vestuário, alimentação, sentimentos, enfim...

As cores influenciam nosso comportamento, elas podem transmitir mensagens e até mesmo predispor estados de humor. Há quem ache isso uma tremenda baboseira, mas existem estudos conceituados sobre o uso da cor nos espaços e é nisto que eu acredito e todos estamos sujeitos à ação das cores, seja pela representação psíquica, sensibilidade ou estímulos.






Na arquitetura, através de um complemento ambiental e de satisfação da concepção e da organização de espaços e especialmente na arquitetura hospitalar, o uso das cores auxiliam na cura de enfermidades e nos sentimentos do paciente.

Agora, vamos entender um pouco sobre a " parte técnica" das cores.

A cor é dividida em quatro planos: 
1- Físico ( Envolve a luz, a luminosidade)
2- Químico ( Envolve pigmentos e combinações)
3- Sentidos ( Abrange a fisiologia e a psicologia)
4- Afeto (Envolve significados que variam de cultura para cultura)

Terminologias básicas!
Matiz: proporção que cada uma das cores são percebidas.
Claridade: Atributo segundo o qual uma área aparenta emitir mais ou menos luz.
Saturação: Proporção de croma de uma cor em relação à sua claridade

Vale salientar que não podemos enxergar todas as cores, o olho humano apenas 1/8 de luz visível, o restante é luz ultravioleta ou infravermelho. Mas conseguimos perceber até 165 tons

Cores primárias: amarelo, vermelho e azul
Cores secundárias: laranja, violeta, verde e rosa.


Agora vamos precisamente ao assunto do tema, a aplicação da cor na concepção de espaços físicos.
Para ficar mais fácil de entender, vou listar umas noções básicas.
1-  O uso correto das cores representa o aumento da produtividade, bem como o uso incorreto proporciona o abstencionismo nas empresas.

2- O uso correto das cores pode suavizar problemas de estrutura física, quando modifica a percepção do ambiente tornando maior ou menor de acordo com a necessidade do usuário.

3-  A configuração das cores para cada ambiente deve levar em conta as características fisiológicas e psicológicas de seus usuários.

4- Ao optar por uma cor, deve-se atentar para o tipo de iluminação, pois fisiologicamente a luz afeta a percepção visual da cor.

5- Cores frias dão a impressão de ambientes maiores, enquanto das cores quentes diminuem.

6 - Evitar cores contrastantes próximas na área de trabalho, pois aumentam a fadiga.

7 - Evitar cores primárias muito fortes que podem ocasionar uma sensação de pós-imagem

8-  Usar cores intensas e estimulantes em ambientes de pequena permanência ( corredores, banheiros, escadas) para torna-los mais atrativos.

9-  Dosar o uso de cores de acordo com as necessidades. Cores frias são ideias para ambientes de relaxamento, quando em excesso pode tornar o ambiente depressivo. Cores quentes atuam em ambientes mais excitantes, quando em excesso gera estresse.

10 - Considerar o propósito primeiro da cor. Escola =  conforto visual; Igreja = dignidade ; Circo = excitação.


Mesmo com toda essa importância do uso das cores devemos também trabalhar  a funcionalidade, com aspectos agradáveis relativos à iluminação, ventilação e circulação.


Curiosidades!!

A percepção humana é sujeita à indução espacial, ou seja, a visão de uma superficie colorida exerce influencia na superfície colorida vizinha; quanto mais complementar for a cor, maior será essa influência.


Beijo da Say e continuem acessando ;)

Fonte: Artigo: O uso da cor no ambiente de trabalho: uma ergonomia da percepção.