terça-feira, 8 de setembro de 2015

Urbanismo - Meta sistemas de fluxo urbano.

Recentemente ouvi uma expressão que até pouco tempo desconhecia, Meta sistemas de fluxo urbano.
Mas o que é isso? E como podemos aplicar essa técnica, termo ou seja lá o que for no nosso sitio de atuação?
Foram essas as questões que me perguntei enquanto lia o texto que abordava tal assunto.


(Professional Category Third Place: Cleantech Competition Entry by Buro Happold / Mia Lehrer & Associates / Elizabeth Timme / Jim Suhr Los Angeles, USA) 



Em síntese, meta sistemas significa um conjunto de fluxo de uma cidade englobado num todo (pessoas, água, energia, resíduo de materiais).
Reconhecer a importância do meta sistema de fluxo marca uma mudança significativa para as infra-estruturas urbana e é ai que entra um termo já bem conhecido, a ecologia.
Como definição, entende-se por ecologia o estudo das relações de um organismo vivo e seu ambiente e sistema sustentável é aquele onde um organismo persiste ao longo do tempo adaptando-se as circunstâncias do meio,ou seja, o que entendemos (para a maioria) por sistema sustentável não é apenas questões relacionadas à eficiência energética e redução de emissões. Vai além disso!

Mas o que isso tem a ver com meta sistemas de fluxo urbano?

Tem tudo a ver, quando relacionamos a ecologia urbana com os meta sistemas de fluxo urbano, podemos criar um novo modelo de projeto de infra estrutura urbana, já que o antigo era baseada em equações simples de fluxo que geram poucas noções de qualidade de espaço e esse novo modelo é baseado em um noção de fluxos tecnicamente eficientes, com zonas de expansão urbana ao lado das artérias de tráfego.

Talvez um dos grandes impasses para a implantação efetiva deste modelo de projeto das infra - estruturas urbanas seria a questão cultural, visto que a mesma não é estável e se desenvolve com o passar do tempo, ela é um percurso de criação e moldes de nossas cidades e a implantação deste novo sistema geraria uma "dureza" no que tange à desenvolvimento emergente, ou seja, ele nega qualquer desenvolvimento informal, independente e imprevisível.

Por fim, quero mostrar alguns projetos que tem sido desenvolvido com base neste princípio, todos com colaboração de seu principal expoente Buro Happold.

1- Wadi Hanifa, em Riad

Um antigo depósito de lixo, o rio estava totalmente deteriorado devido aos efeitos da poluição gerada pelo crescimento desordenado da cidade. A recuperação do rio foi feita usando plantas de biotratamento através da criação de viveiros aquáticos utilizando materiais locais. Hoje o local se tornou uma referência turística e os autores do projeto acreditam que isso só está sendo possível porque a população interviu e se uniu à decisão de mudança. Ou seja, a questão cultural é fundamental para a eficácia do projeto.




(imagens: http://www.arquitecturaviva.com/)





2- High Line, NYC
Neste caso a intervenção foi feita sob uma antiga linha de trem, ele alterou o ritmo da cidade, tornando-se um atrator e catalisador da regeneração urbana com o impacto positivo da sua vizinhança.
E é justamente este elemento que detém a capacidade de adaptação que prova ser um meio de gestão de espaço público.


(imagem: http://www.burohappold.com/)


 Em resumo, citando o autor do texto que norteou esta postagem: 

“Os projetos descritos aqui mostram a prestação de uma infra-estrutura com qualidades emergentes que se desenvolve em torno dos pontos atratores e tem a capacidade de melhorar a qualidade dos espaços urbanos e transformar espaços urbanos inteiros... eles exemplificam as ideias por trás de uma abordagem alargada com a sustentabilidade que não só olha para os aspectos imediatos de energia e de recursos consumo, mas na ecologia urbana, o seu desenvolvimento sobre tempo, e as necessidades de espaço informais para facilitar este futuro flexibilidade e adaptabilidade."


Então pessoal, é isso, espero que tenha conseguido esclarecer, sei que é um tema bem complexo e continuarei pesquisando sobre, assim que tiver evoluído um pouco mais, posto aqui para compartilhar com vocês!